- 12/09/2022
- De Fernando Branco
- ANTI - BULLYING
O Bullying – Dicas para Professores.
A prevenção é a chave para manter a escola segura. Muitas escolas implementam programas e iniciativas anti-bullying, mas nem todas as escolas são iguais. Uma escola que tem um pessoal dedicado e muitos recursos pode ser capaz de tomar uma posição mais forte contra o bullying do que uma que apenas recentemente começou a implementar estas medidas. E mais difícil é se a escola não tiver, nem quiser ter uma politica activa no combate ao Bullying.
Se estiver numa escola onde o bullying se tornou um problema maior do que deveria, aqui estão algumas dicas para o ajudar a prevenir e a evitar que isso aconteça pelo menos na sua turma:
Eduque-se a ti próprio
Se não estiver familiarizado com as actuais leis ou programas anti-bullying, pode estar a fazer mais mal do que bem. Mantenha-se informado sobre as causas e efeitos do bullying. Existem muitos e excelentes websites disponíveis para professores – muitos têm recursos e informações anti-bullying disponíveis gratuitamente. Poderá ficar surpreendido com a quantidade de recursos anti-bullying que pode encontrar com apenas uma pequena pesquisa. Uma compreensão das leis e políticas actuais pode ajudá-lo a resolver situações que, de outra forma, poderiam ser mal interpretadas. A compreensão do que é e do que não é aceitável pode ajudá-lo a responder melhor a situações que possam surgir.
Crie uma cultura de respeito
O respeito é uma via de dois sentidos. Respeite os alunos e eles irão respeitá-lo. Use reforços positivos. Se um aluno desabafar, independentemente do que você pensa, apoie a iniciativa dele, não use sarcasmo, não ignore, nem dê opinião sobre o assunto sem averiguar a veracidade. Comentários que são condescendentes e fazem um aluno sentir-se estúpido e quebra a confiança que ele teve em si. Isto não ajuda ninguém, e só pode levar a mais problemas. Respeite os direitos dos estudantes. A lei protege os direitos dos estudantes a serem ouvidos, a expressarem-se, e a terem uma opinião. Não se deve assumir que se sabe o que estes estudantes estão a pensar ou no que acreditam.
Monitorização do comportamento dos alunos
Há vários locais que pode verificar para ter uma melhor ideia do que está a acontecer na sua escola em caso de ter suspeitas. Pode falar com qualquer aluno que esteja disposto a dizer-lhe a verdade, principalmente os delegados de turma. Pergunte-lhes quem está a ser intimidado e, em caso afirmativo, quem o está a fazer. Fale com outros professores da turma, eles podem ser capazes de lhe dizer o que se está a passar ou terem as mesmas desconfianças que você. Se os estudantes estão a reter a informação sobre o que está a acontecer entre eles em silêncio, pode ser que estejam a tentar ignorar a situação ou com medo de represálias.
Deixar claro que o bullying não é opção.
Se não existe na sua escola uma politica anti-bullying tente falar com outros professores para criarem uma politica mais detalhada, tal como a proibição do bullying em qualquer circunstância, a proibição do cyberbullying, e o esboço de consequências para a violação dos direitos dos estudantes. Na eventualidade de não ser possível a nivel tão abrangente faça-o a nível de turma.
Escolha algum tempo durante as aulas, uma vez por mês, para reforçar o anti-bullying. Que o bullying não tem lugar turma. Ninguém deve ser tratado de forma diferente por causa de quem é. Não há razão aceitável para assediar, ameaçar, ou intimidar alguém. A intimidação nunca é aceitável. Insista e deixa claro que o bullying não é permitido na sua turma, criando uma política para toda a turma e fazendo cumprir essa política. Uma política de toda a turma envia uma forte mensagem de que o bullying não é permitido e encoraja os outros alunos e a denunciar quaisquer incidentes. Uma política pode ser tão simples como ter uma placa na sala de aula que diga: “Os alunos não devem intimidar os outros”.
Compreenda os sinais de bullying
– Aumento da quantidade de tempo passado no recreio, nas casas de banho etc… Se um aluno começa a ser sistemático nos atrasos para entrar nas aulas pode estar a ser intimidado por outros. Ou porque estão a atrasá-lo involuntariamente ou porque espera que os bullies recolham para as salas de aulas para não se cruzarem com eles.
– um aluno que parece triste ou retraído,
– um aluno que não quer ir à escola,
– um aluno que tenha hematomas, cortes ou outros ferimentos,
– um aluno que perdeu o interesse pelos trabalhos escolares,
Se um aluno está a agir de forma diferente do que estava antes, é importante acompanhá-lo e certificar-se de que tudo está bem. Se estiver preocupado com um aluno, aborde-o com cautela, e tente não tirar conclusões precipitadas. A mudança comportamental não significa somente que podem estar a sofrer bullying mas também podem estar a praticar.
Por vezes basta uma alteração na dinâmica familiar de um aluno bem comportado, discussão grave dos pais, divórcio etc… para o aluno revoltar-se e “desabafar” nos colegas de escola.
Responder imediatamente às denúncias de bullying
O bullying não é apenas um problema nos corredores entre os estudantes. O bullying também pode acontecer em casa ou online. Se estiver ciente de uma situação de bullying que esteja a acontecer tem de tomar medidas imediatas. Se um estudante estiver a ser vítima de cyberbullying ou se estiver a ser intimidado em casa, é preciso alertar a direcção da escola, a PSP do programa escola segura ou os serviços de protecção de crianças. Se um estudante estiver a ser vítima de bullying físico, terá de intervir imediatamente. Nunca é seguro que alguém seja visado, quaisquer que sejam as circunstâncias. O bullying pode ser especialmente perigoso para estudantes com necessidades especiais. Se tiver conhecimento de um estudante que esteja a ser intimidado por qualquer razão, precisa de intervir.
Conclusão
O bullying é e será cada vez mais um grande problema nas escolas. Muitas pessoas tentaram resolvê-lo, mas não é fácil encontrar a solução certa. É importante que vocês professores sejam capazes de reconhecer o bullying e intervir antes que ele se transforme em violência. Vocês são modelos da sociedade a seguir e muitas vezes a primeira linha de defesa quando se trata de bullying. O Bullying é algo que não pode ser resolvido da noite para o dia, no entanto um papel ativo e preventivo da vossa parte será certamente uma ajuda preciosa que os alunos agradecerão.
Se gostou siga-nos nas nossas redes sociais e fique dentro das nossas novidades. Caso queira inscrever o seu filho nas nossas artes marciais. Contacte-nos