Os perigos da defesa pessoal: Excesso de confiança

Ninguém gosta de pensar em se sentir ameaçado ou em ser atacado, mas a verdade é que isso pode acontecer com qualquer um a qualquer momento. É por isso que a defesa pessoal é tão importante – ela pode ser a diferença entre você conseguir escapar de um ataque ou não. Mas, apesar de ser útil, a defesa pessoal também pode ser perigosa se você não souber usá-la da maneira correta.

Você já ouviu o ditado “a confiança é a base do sucesso”? Quando se trata de defesa pessoal, isso não poderia ser mais verdadeiro. A confiança é extremamente importante quando se trata de lidar com ameaças físicas e psicológicas. Se você não acreditar que pode se defender, então você provavelmente não será capaz de fazê-lo. No entanto, a confiança pode ser um perigo tão grande quanto a falta dela.

Ambos os estados mentais podem prejudicar seriamente sua capacidade de se defender de um ataque. Se você estiver muito confiante, pode se sentir invulnerável e isso pode levar a descuidos perigosos. Por outro lado, se você estiver muito apreensivo, pode ser paralisado pelo medo e isso também pode levar a problemas.

Quando ensino defesa pessoal específica, a primeira mensagem que passo é que a técnica somente não chega. Para a defesa pessoal ser verdadeiramente efetiva tem de existir uma sinergia entre Emoção – Estratégia e Biomecânica. Ou seja, para cada Ação/reação biomecânica existe uma estratégia correspondente; a qual resulta de um motivo emocional para agir/reagir.

Quando trabalhámos estes três fatores durante uma aula ficamos muito mais conscientes e confiantes nas nossas reais capacidades, ficando imunes ao excesso de confiança resultante de treinar somente a biomecânica contra adversários passivos e estáticos.

Treinar defesa pessoal tem de ser duro psicologicamente, doloroso fisicamente, sem obviamente lesionar, e estrategicamente o mais aproximado da realidade possível. Treinar defesa pessoal é fazer mais, saber mais, pensar mais e querer sempre mais que o nosso agressor.

Ao abraçar esta metodologia irá certamente adicionar uma dimensão de confiança diferente à sua mentalidade guerreira.

Lembre-se que no dia do julgamento final ninguém irá ser efetivo a uma ameaça com os vídeos que viu no Youtube, mas sim com o que você sofreu na sala de treino.

Isto é treino íntegro, isto é sinergia. Para saber mais contacte-nos