É intrigante como a maioria das pessoas insiste em perpetuar a crença de que o Taekwondo se resume a um desfile incessante de pontapés, criando um estigma sobre a real essência desta arte marcial. Ao observarmos apenas os combates desportivos, é compreensível que o Taekwondo seja erroneamente associado apenas a uma esgrima de pontapés. No entanto, devemos abrir os nossos olhos para a grandiosidade do seu repertório, que vai muito além disso, compreendendo que existe uma imensidão de técnicas de mãos e braços. Se não fosse assim que sentido faria a palavra KWON?

Permitam-me dissipar essa névoa de desinformação com alguns dados matemáticos…

O fato inegável é que existem quase o dobro de técnicas de mãos e braços comparando com as técnicas de pernas em movimentos ofensivos. Surpreendente, não é?

E, pasmem-se, na mesma comparação entre os dois, há 10 vezes mais técnicas de mãos e braços destinadas à defesa do que as empregadas com as pernas para o mesmo efeito.

Essa disparidade deveria ser suficiente para desmistificar o mito, mas ainda assim, há quem insista em pregar que o Taekwondo é apenas uma arte marcial que só usa as pernas.

A verdadeira essência do Taekwondo está na harmonia entre o uso das mãos, braços e pernas. E a sua verdadeira eficácia  resulta da sinergia entre essas diversas técnicas e o  seu objectivo primordial para que esta arte marcial foi concebida, ou seja, de  travar e destruir um oponente com um só golpe. A integridade desta arte marcial exige que reconheçamos a riqueza e diversidade de movimentos presentes no seu repertório.

Assim sendo,convido todos libertarem-se dessa visão estreita e estereotipada, em vez disso, mergulharem na realidade e na profunda imensidão de técnicas que o Taekwondo oferece. Somente ao abraçar plenamente a sua complexidade e diversidade, podemos apreciar toda a sua essência como uma arte marcial completa e magnífica.

Se gostou siga-nos nas nossas redes sociais e fique dentro das nossas novidades. Caso queira inscrever o seu filho nas nossas artes marciais. Contacte-nos

O taekwondo só usa as pernas?