- 10/09/2022
- De Fernando Branco
- ANTI - BULLYING
Como ajudar o meu filho contra o Bullying escolar?
A escola está a recomeçar e isso significa que o bullying também pode estar a começar. Não vai terminar no início do novo ano lectivo. Em vez disso, os rufias vão esforçar-se ainda mais do que antes para levar os seus alvos à loucura com medo. As crianças que já estão ansiosas por se adaptarem não vão lidar melhor com isso. Muitas pessoas não sabem, mas uma em cada três crianças foi intimidada em algum momento da sua vida. Não importa como, onde vivem ou quem são.
A prevenção e antecipação são a chave para manter a sua criança segura. Muitas escolas implementam programas e iniciativas anti-bullying, mas nem todas as escolas são iguais. Uma escola que tem um pessoal dedicado e muitos recursos pode ser capaz de tomar uma posição mais forte contra o bullying do que uma que apenas recentemente começou, ou não, a implementar estas medidas. Antes que aconteça ao seu filho é importante agir a partir de casa para ajudá-lo.
Aqui estão algumas dicas sobre como pode antecipar e prevenir que o seu filho seja vitima de bullying.
Fale abertamente com o seu filho sobre o bullying
O bullying é definido como um comportamento agressivo entre crianças em idade escolar motivado por um desejo de prejudicar ou humilhar os outros. Uma vez que acontece em circulos fechados, é fácil ficar calado sobre isso. Mas é importante falar de bullying o mais cedo possível, dessa forma, o seu filho terá muito mais probabilidades de parar o comportamento se estiver consciente de quem o faz, como o faz e o porque o faz.
Além disso, ignorar este assunto pode tornar mais provável que o seu filho desenvolva uma auto-imagem negativa e comece a associar o bullying a algo vulgar e sem importância. Por isso, é importante que saiba o que é o bullying, que conheça os seus direitos, e que terá sempre proteção quando se trata de lutar contra o bullying. O direito de se sentir seguro e protegido na escola, de não ser intimidado e ser respeitado pelo que é. Ensine seu filho a ser assertivo.
É importante ensinar seu filho a se defender se ele for intimidado. Isso inclui ensiná-lo a ser assertivo. Assertividade é ser capaz de se defender e se expressar sem ser agressivo. É importante que seu filho saiba que não há problema em falar e contar a alguém se estiver desconfortável ou se achar que algo está errado.
Ajude seu filho a fazer amigos
Uma grande parte da prevenção do bullying é garantir que seu filho tenha amigos. Os amigos podem dar apoio e ajudar-se a defender uns aos outros se alguém tentar intimidar um deles. Incentive o seu filho a participar de atividades que o interessem para que ele possa conhecer outras crianças com interesses e gostos semelhantes. Um dessas actividades é sem duvida as artes marciais. Além de um desporto de grupo é um dos melhores complementos e ajuda à formação de valores morais e sociais no seu filho e à elevação da autoestima dele.
Incentive a comunicação com os professores
Embora seja tentador concentrar-se na educação do seu filho devido à sua excitação para o novo ano escolar, é importante ter em mente a segurança do seu filho. Há várias maneiras de ajudar a garantir a segurança do seu filho enquanto ele estiver na escola. Uma forma é assegurar que você e o seu filho tenham uma relação positiva e comunicativa com os seus professores.
Se o seu filho se sentir triste ou perturbado, poderá não ser capaz de comunicar adequadamente esses sentimentos e problemas ao seu professor. Portanto, é importante que você e os professores do seu filho construam uma relação positiva.
Demonstre ao seu filho que se importa com ele e não com os problemas.
As crianças aprendem a expressar as suas emoções de forma diferente dos adultos, pelo que se pode notar que o seu filho está zangado mas não sabe porquê. Ou talvez o seu filho esteja triste mas não saiba como o expressar. Ou tenha medo de falar porque sabe antecipadamente que vai ser criticado. Os rufias por mais jovens que sejam são capazes de avaliar as necessidades emocionais de um colega. Se a sua criança sofre de bullying, pode ajudá-la mostrando-lhe que se preocupa com ela.
Tente sempre abrir um diálogo paciente e sobretudo com um tom calmo e pergunte-lhe não em forma de suspeita mas de forma a que ele sinta que se importa com os sentimentos dele e não com o problema.
Relate quaisquer incidentes a que assista
Se suspeitar que o seu filho está a ser maltratado, deve tomar imediatamente medidas. Deve averiguar e em caso da suspeição se confirme deve denunciar o bullying à escola, à polícia, ou aos serviços sociais. É importante que denuncie o incidente porque lhe dá a oportunidade de ensinar ao seu filho sobre a gravidade do bullying. A denúncia também dá às entidades uma oportunidade de intervir antes que se transforme em algo mais grave. A denúncia do incidente não só previne o bullying, mas também faz saber aos outros que é importante intervir antes que o bullying se intensifique em algo que possa resultar em danos.
Conclusão
Espero que estas sugestões tenham sido uteis e ainda que seja uma tarefa desafiante, os pais devem lembrar aos filhos que o bullying não é uma questão de educação, não é uma questão de amizade e não é uma questão de ciúmes. É uma questão de violência, e como tal, deve ser denunciada e combatida. Que vocês pais possam dar uma ajuda preciosa, ao proporcionar ajuda ao vosso filho com apoio e acompanhamento, ajudando-o a lidar com o bullying, a superar os problemas e a ser a criança maravilhosa que todo o ser humano merece ser.
Se gostou siga-nos nas nossas redes sociais e fique dentro das nossas novidades. Caso queira inscrever o seu filho nas nossas artes marciais. Contacte-nos